domingo, 22 de junho de 2008

Mobilização do dia 19 de junho de 2008 na Mata Santa Genebra

PREZADOS DEFENSORES DA MATA SANTA GENEBRA,

No dia 19 de junho, quinta-feira, às 9h, o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, o funcionário municipal Sr. Alcydes Mamizuka, tentará apovar a ATA da última reunião do conselho administrativa a qual viabiliza alterações no Estatuto, bem como o orçamento da Fundação.

As principais e mais nefastas alterações do Estatuto são: a redução do número de representantes no conselho, das atuais 11 cadeiras, passaria para apenas 7, sendo que estes representantes seriam INDICADOS pelo Prefeito. Assim como o inexistente conselho fiscal, se for constituído, também seria formado por indicações do chefe do Executivo.

No lugar de reativar as 6 representações ociosas do conselho e abrir espaço para que a comunidade participe das decisões sobre o maior patrimônio ambiental da cidade, de forma participativa e democrática, a gestão Hélio opta pela redução e pela indicação dos membros do conselho (coerente com a desarticulação de outros conselhos municipais, ou seja, a desmobilização dos mecanismos legítimos de controle e fiscalização da sociedade).

No lugar de cumprir a legislação e organizar o Conselho Fiscal para que este possa fiscalizar e orientar o orçamento de maneira isenta, opta-se pela inclusão de um Tesoureiro indicado pelo Prefeito para gerir as contas da Fundação.
Hoje o orçamento da FJPO é de quase R$400.000,00, dinheiro esse que não está sendo aplicado em ações consistentes para a preservação da reserva.

A conselheira Márcia Correa, da PROESP, pediu vistas da documentação na última reunião do conselho da FJPO a fim de analisar cuidadosamente este orçamento, mas os documentos não foram enviados. Nenhum outro conselheiro se dignou a fazer o mesmo.

No dia 10/05 o CONDEPACC aprovou a redução da faixa de proteção do Bem D (anexo da reserva), viabilizando diretamente o loteamento nas área da Monsanto (aquele que o Prefeito garantiu que não sairia!!!!) e a agricultura.

Para sermos objetivos: desde 2007 (ou antes) o governo Hélio está "de olho" nesta área, que tem imenso potencial de crescimento, assim, ao abrir precedente na ocupação da envoltória, outros empreendimentos serão facilmente aprovados! Isso significa a extinção deste patrimônio, seguindo-se o exemplo do que ocorreu em outras áreas verdes de Campinas pela omissão deste e de outros governos.

As palavras da Diretora de Meio Ambiente, em reunião no Condepacc sobre o loteamento, mostram a intenção da exploração da área para adensamento urbano (loteamentos), além de comprovar sua insensibilidade ambiental:

"A Mata Santa Genebra é uma mata totalmente urbanizada (??), é objeto de mais de
300 pesquisas científicas. Pode se tornar um grande objeto de estudo mas não voltará a
ser uma Mata Nativa como a Amazônia (??). O adensamento urbano é necessário."
(Mayla Porto, Departamento Meio Ambiente - ATA 348/Condepacc 10/05/2007 - grifos nossos)

Desde abril de 2007 lutamos para salvar a reserva da ganância inescrupulosa deste governo, que tem reiteradamente aprovado projetos que colidem frontalmente com as demandas da população por uma vida digna e saudável.
Foram mais de 100 licenciamentos concedidos em pouco mais de um ano por uma secretaria (Planejamento) presidida, até então, por um grande empreendedor imobiliário, o qual foi dispensado após cumprir esta "importante" e muito lucrativa missão.

Nós, do SOS Mata SAnta Genebra permanecemos mobilizados e necessitamos da PARTICIPAÇÃO de todos.
Não basta apoiar à distância, é preciso estar presente para efetivamente interferir.
A omissão da sociedade é instrumento eficiente para o autoritarismo, seu silêncio é preenchido pelo oportunismo e pela corrupção.
Nós podemos interferir!!!!
Precisamos doar algumas horas de nossas vidas para as causas que apoiamos.
Participe efetivamente: dia 19, quinta-feira, às 9h, na porta da Mata Santa Genebra, em Barão Geraldo, à Rua Atlântica, 447.

Nenhum comentário: