domingo, 22 de junho de 2008

Mensagem de Raquel Gouvêa sobre a Mobilização de 19 de junho



Prezados Defensores (as) da Mata Santa Genebra,

No dia 19/06/08, 25 defensores se reuniram à porta da Fundação JPO para manifestar (fotos ao lado) seu desacordo e indignação. Recebemos apoio do Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, de moradores locais entre outros.

A reunião do conselho, prevista para esse dia, foi cancelada pelo presidente da Fundação e remarcada para o próximo dia 26/06, às 9h, na sede da Fundação.
Muitos se pronunciaram ao microfone (carro de som do sindicato) deixando claro que nossas sensibilidades e inteligências se complementam e que, juntos, podemos dar voz e ação pela preservação do maior patrimônio ambiental de Campinas.

Nenhum funcionário da Fundação compareceu para nos prestar as explicações exigidas. Soubemos, posteriormente, que o sr. Mamizuka não estava presente (?) e que chegou apenas quando saímos, após às 11h.

Recebemos a visita de dois carros da Guarda Municipal porque "estávamos perturbando a fauna", quando ali estávamos justamente reunidos pela sobrevivência de todo o complexo da reserva seriamente ameaçado pelo oportunismo e pela omissão daqueles que são os responsáveis pela sua preservação.
A BAND (matéria exibida 19/06 no Jornal das 13h) e a Folha de SP deram cobertura jornalística; infelizmente, o Correio Popular e a EPTV não compareceram.

Por fim, é importante que nesse momento retomemos nossa trajetória:

A petição, que entregamos ao Prefeito de Campinas (07/20070, com 4180 assinaturas pessoa-física e 36 assinaturas de entidades ambientais e culturais do Estado de SP, solicitava 3 providências:

1. Garantia de proteção da envoltória dos 300 metros, mediante a manutenção das resoluções de tombamento do CONDEPACC;

2. Revogação da decisão do Conselho da Fundação José Pedro de Oliveira, deliberada na reunião nº 77, aos 26 de abril de 2007, que aprovou adensamento urbano na envoltória da Mata Santa Genebra e de suas áreas brejosas, colocando em sério risco a conservação deste Patrimônio Natural;

3. Substituição do presidente da FJPO, por um profissional comprometido com a proteção da Mata e com conhecimento e sensibilidade para as questões ambientais, pois o atual presidente age de forma contrária ao que prevê o artigo 2º dos Estatutos da Fundação, na administração e na conservação da Mata Santa Genebra.

Naquela ocasião, o Prefeito Hélio de Oliveira Santos nos deu sua "palavra como garantia", mas nunca nos enviou documento que a oficializa-se. Disse também que nenhum empreendimento invadiria a área tombada e que ele compreendia a necessidade dos 300m como o "mínimo que a cidade poderia fazer pela sobrevivência deste importante patrimônio ambiental".
Relembrando o pronunciamento no jornal Correio Popular do Coordenador de Comunicação da Prefeitura, Francisco de Lagos, 19/05/07:

"O prefeito diz que não vai mexer com a mata, determinou aos membros do governo que votem contra qualquer projeto na área envoltória. O que esse povo (somos nós, cidadãos) quer que o prefeito diga mais? Esse é um governo de compromisso e de palavra".

"A palavra do prefeito é inquestionável. (??) Ele tem o compromisso de que até o fim deste governo a questão ambiental será prioridade". (grifos nossos)


No entanto, a palavra empenhada não foi honrada, possibilitando que o Condepacc, presidido pelo também Secretário Interino de Cultura Sr. Francisco de Lagos, modificasse, em maio último, a resolução de tombamento da envoltória do Bem D, deixando expresso nesta Resolução a liberação da área próxima à reserva para loteamento. Com isso, e após tanto esforço da sociedade em sentido contrário, o projeto defendido pelo Sr. Mamizuka tanto no conselho da Fundação quanto no Condepacc, em 2007 (denunciado pela Proesp e SOS), consegue finalmente ser aprovado.
Fica evidente que a questão ambiental nunca foi prioridade do atual governo, que apenas se traveste de "verde" agindo em sentido oposto à preservação de nosso patrimônio ambiental.

As 3 solicitações de nossa petição não foram atendidas e agora seus desdobramentos reafirmam cada uma delas como necessária:


1. A administração equivocada do Presidente da Fundação, que defendeu pessoalmente a intenção do empreendedor do loteamento (quando deveria proteger a Mata!), está visível na precariedade das instalações da reserva; na intenção de aprovar as contas sem discussão aberta; no projeto de reforma estatutária etc; corroborando a necessidade de sua substituição.

2. As deliberações equivocadas do conselho da Fundação facilitaram a decisão do Condepacc pela redução da envoltória do Bem D. As duas juntas abrem perigoso precedente para a aprovação de outros empreendimentos na área, tornando insustentável a vida da Mata de Santa Genebra.

Por isso pedimos aos professores e funcionários da Unicamp, Puccamp e Instituto Agronômico de Campinas para que se comuniquem com os representantes destas instituições no conselho da Fundação José Pedro de Oliveira, no sentido de não aprovarem as mudanças estatutárias e o orçamento sem análise rigorosa e para que a questão da Mata Santa Genebra seja discutida internamente nos conselhos de professores e funcionários destas instituições!

O SOS Mata Santa Genebra continua mobilizado!

É preciso que estejamos conscientes de que o momento atual é grave e que a união de tod@s é o que nos permitirá alcançar o objetivo do movimento, ou seja, a efetiva preservação da reserva, dos Bens C e D e de toda a envoltória.

Agradecemos a participação e apoio!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda sobrará VERDE em Campinas???
Sabem os senhores que a Mata Santa Genebra virará uma fotografia? Uma lembrança? Sim se continuar sendo administrada da forma que está será muito breve uma lembrança.
O que fazem os senhores, defensores do "VERDE" ??.
O verde somos nós, o conjunto da especie humana, animal e vegetal.
O que tem a dizer os senhores politicos de Campinas a respeito do que acaba de acontecer com a Mata Santa Genebra. Sabem os senhores o que representará reduzir a faixa de proteção de 300m para 30m?
Sim Senhores 30m.
A especulação imobiliária venceu, DE NOVO.
É só isso que interessa aos senhores poderosos, até quando.
Em breve não restará uma sombra sequer, ai teremos no lugar da Mata Santa Genebra um grande condomínio, provavelmente com o mesmo nome.
Isso é que dá $$$$$$.
Condomínios e mais condomínios nesta cidade egoísta que infelizmente está pouco se lixando com o que virá a acontecer com o restinho de verde que ainda existe.
Os próprios umbigos são mais importantes.
Cadê os senhores políticos que tanto fazem e nada fazem.
Aliás, os senhores sabem onde fica a Mata Santa Genebra, venham conhece-la logo pois em breve nada restará.
O que faz a Fundação Jose Pedro de Oliveira que tem obrigação proteger a Mata??
Precisamos acreditar que ainda existem pessoas decentes nesta cidade que possam de alguma forma buscar alternativas para que esse absurdo seja revertido, pois, se a área de proteção realmente for reduzida poderemos dizer ADEUS a esse pequeno remanescente de mata.
Do jeito que está, sua vida útil já é bastante reduzida, conseguem imaginar o que acontecerá com a mudança???
Gostaria muito de ver o PV um partido que respeito, tomar uma postura de critica contra esta política de especulação a qualquer preço.