domingo, 1 de junho de 2008

Manifesto pela Ética e pela Real Sustentabilidade Ambiental de Campinas

Manifesto pela Ética e pela Real Sustentabilidade Ambiental de Campinas

Este manifesto foi entregue no evento "Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável", ocorrido em 30 e 31 de maio de 2008, no Centro de Convivência Cultura, Campinas-SP., pela Associação Protetora da Diversidade das espécies – PROESP


O evento denominado Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável, patrocinado pelo governo municipal, demonstra o abismo entre pensamento e ação desta gestão: Campinas hoje projeta os anseios desenvolvimentistas de uma política obcecada pelo crescimento econômico acelerado e sem planejamento rigoroso, entrando em rota de colisão com o paradigma ambiental que nos alerta sobre a degradação da qualidade de vida nas grandes cidades. A inexistência de critérios claros e coerentes na ordenação dos licenciamentos e o estratégico esvaziamento dos conselhos municipais responsáveis pela fiscalização dessas ações e pela proposição de projetos que respondam às necessidades da sociedade, revelam o distanciamento de nossos governantes das deliberações acordadas nos últimos anos com a sociedade civil organizada.

O descrédito é crescente diante de um desenvolvimento IN-sustentável e perigoso.

1- A Mata Santa Genebra, nosso maior patrimônio natural, encontra-se abandonada pela atual administração: cercas destruídas, invasões cotidianas de caçadores, retirada de cipós e sementes para artesanato patrocinado pelo governo municipal, vigilância pífia, conselho administrativo da Fundação José Pedro de Oliveira esvaziado, ausência de conselho fiscal e instalações deterioradas.

A falta de compromisso com a sustentabilidade ambiental levou o CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas), esta semana, a diminuir a proteção de tombamento do entorno dos bens C e D — áreas brejosas primordiais para a proteção das nascentes e para a sobrevivência da própria reserva – de 300 metros para 30 metros, e a aprovar a proposta defendida pela administração municipal, colocando em risco a preservação deste importante recurso hídrico, pela intensa poluição que será gerada pela densidade urbana;

2- Os ecossistemas de produção de água de Campinas encontram-se fragilizados, perdendo sua capacidade de recuperação e degradando-se pela ausência de políticas preventivas. É notório o desinteresse na preservação das áreas de recarga de aqüíferos;

3- As centenas de loteamentos licenciados nos últimos anos sem análises técnicas ambientais criteriosas e independentes ocorrem em todas as áreas ambientalmente frágeis do município. Especialmente na área rural da APA e em Barão Geraldo, onde ainda vigora o Plano gestor de 1996. Será que os moradores de Campinas concordam com essa política de licenciamentos?

4- Estão paralisados os tombamentos no CONDEPACC de outras áreas verdes. Qual o legado ambiental proposto para as novas gerações?

5-O departamento de Parques e Jardins, de forma abusiva e sem critérios, desnuda a cidade de sua cobertura vegetal urbana;

6-O departamento de Meio Ambiente, sem estrutura pra exercer sua função, opera apenas alegoricamente neste governo;

7-O Aeroporto Internacional de Viracopos se expande sem um estudo ambiental adequado e sem discussões com a sociedade sobre, inclusive, a capacidade de suporte de sua instalação;

8-O Aterro de lixo de Campinas está com sua capacidade esgotada há anos, sem ações concretas para solucionar este problema. O lixão Delta está seriamente comprometido. Qual o futuro para o lixo hospitalar, doméstico e industrial em uma cidade que cresce sem planejamento?

9-As Estações de Tratamento de esgoto -ETES - só fazem o tratamento primário dos esgotos. O que estamos lançando nas águas que bebemos?

Esta administração vem continuamente adotando um discurso desconectado com as ações que pratica, e nada mais faz que o habitual jogo do poder econômico, do sistema capitalista predador, concentrador de riquezas, em detrimento da saúde ambiental e da capacidade de suporte para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.


Subscrevemos este manifesto em prol da Ética e pela real Sustentabilidade Ambiental, com um posicionamento crítico e comprometido rigorosamente com o meio ambiente sadio e equilibrado. Democracia Ambiental já!


Associação Protetora da Diversidade das espécies – PROESP

30 anos promovendo ações para o equilíbrio e sustentabilidade ambiental em Campinas e região.

Nenhum comentário: